“Espanhol vence a derradeira etapa na Serra da Aboboreira”

Blogue de noticiasdopedal :Revista Notícias do Pedal, “Espanhol vence a derradeira etapa na Serra da Aboboreira”

“Espanhol vence a derradeira etapa na Serra da Aboboreira”

Por: Maria João Gouveia

A edição de 2014 da Douro Bike Race terminou em grande com Israel Nuñez, da equipa Massi, a sagrar-se o vencedor. Depois da vitória na última etapa, na Serra da Aboboreira, o espanhol selou um triunfo com cerca de nove minutos de vantagem sobre o segundo classificado, Bruno Anselmo (Duafar) e quase 15 minutos para o Ricardo Oliveira (PedalBike) que terminou em terceiro.

Num dia em que cerca de 250 atletas se fizeram aos trilhos, com a junção dos participantes nas três variantes da Douro Bike Race 2014 - Epic com quatro dias, Adventure com dois dias e Ride com um dia - o antigo ciclista profissional voltou a ser o mais forte e não deu qualquer hipótese aos restantes concorrentes.

Depois de ter passado pela equipa de Vila do Conde e ter competido no pelotão português em 2003, Nuñez regressou a Portugal para triunfar na exigente prova desenhada na bonita região do Douro. Na categoria Master Men, o mais forte foi João Teixeira (sétimo à geral) da PedalSempre/MoveNotícias, enquanto em sub-23, foi Ruben Pereira, da FullRacing Team, que ficou com a camisola amarela. Entre as senhoras, destaque para Celina Carpinteiro (BTT Loulé/BPI) que dominou de princípio a fim.

Depois de duas etapas muito exigentes do ponto de vista físico nas serras do Marão e do Alvão, os participantes tiveram pela frente um último desafio, desta feita, na Serra da Aboboreira. Foram 43 quilómetros e um total de 1700 metros de acumulado positivo. Israel Nuñez precisou de 2h06m50,9s para carimbar mais um triunfo.

Para além dos vencedores absolutos, que participaram na vertente Epic, houve ainda mais duas classificações absolutas. Em Adventure, o melhor foi João Lopes, da Basto Bike. Na versão mais curta, a Ride, que contemplou apenas uma etapa, o triunfo foi para Lúcio Cunha, da Moure BTT.

Classificações Douro Bike Race 2014

Epic

1º           Israel Nuñez                      Massi                                                   8h45m11s

2º           Bruno Anselmo                                Duafar                                                 a 8m52s

3º           Ricardo Oliveira                Pedal Bike                                          a 14m38s

 

Adventure

1º           João Lopes                         Basto Bike                                          6h15m52s

2º           Bruno Rocha                     Fullracing Team                               a 10m12s

3º           David Sousa                       Ciclo Cabanas                                    a 22m23s

 

Ride

1º           Lúcio Cunha                       Moure BTT                                        2h35m28s

2º           Rafael Pacheco Individuais BTTeam                        a 8m09s

3º           David Pereira                    Individuais BTTeam                        a 30m46s

A FULLSPORT prepara-se agora para a organização da Maratona FestivalBike Santarém, que se realiza em Santarém no próximo dia 18 Outubro. Inscrições em http://www.maratonafestivalbike.com/

Fonte: Fullsport

Sunday 14 September 2014 17:04 , em Btt


“33.º FIM Motocamp foi sucesso enorme na visita ao Alto Douro Vinhateiro”

Blogue de noticiasdopedal :Revista Notícias do Pedal, “33.º FIM Motocamp foi sucesso enorme na visita ao Alto Douro Vinhateiro”

 “33.º FIM Motocamp foi sucesso enorme na visita ao Alto Douro Vinhateiro”

Mototurismo em colheita «vintage»

Blog de noticiasdopedal : Revista Notícias do Pedal, “33.º FIM Motocamp foi sucesso enorme na visita ao Alto Douro Vinhateiro”

 Merci. Gracias. Thank you. Danke. Grazie. Aitäh. Tack. Dank je wel. Kiitos. Hvala. Dèkojame. Takk. Obrigado! Em suma, o sentido agradecimento, deixado em todas as línguas dos 19 países que marcaram presença no 33.º FIM Motocamp/Portugal 2014, foi a prova do enorme sucesso de evento de características únicas que reuniu 400 motociclistas no Alto Douro Vinhateiro. Boa disposição que marcou três dias de mototurismo em cenários de enorme beleza, na descoberta de região que é, muito justamente, Património da Humanidade.

Perfeitamente rendidos aos encantos da mais antiga região vitivinícola demarcada no Mundo, os motociclistas que criaram a maior lista de inscritos do Motocamp nos últimos 8 anos deram por muito bem empregues os milhares de quilómetros efetuados até Sabrosa. Epicentro da aventura de descoberta, da gastronomia ao folclore, das paisagens aos monumentos, do acolhimento à simpatia das gentes, com quartel-general instalado no moderno e bem dotado parque de campismo Natur Water Park, bem na fronteira com Vila Real, em três dias de programa bem recheado. E que mereceu, por completo, a classificação de colheita «vintage» entre os eventos mototurísticos organizados sob a égide da Federação Internacional de Motociclismo.

Aposta ganha pelo Moto Clube do Porto que, com apoio das autarquias de Sabrosa e Vila Real, delineou programa repleto de motivos de interesse, permitindo ainda aos muitos motociclistas que aproveitaram a viagem para conhecer melhor o norte do País, na descoberta de uma região ímpar. Da visita à cidade do Porto, com passagem pelas caves do famosíssimo néctar, em Vila Nova de Gaia, e por alguns dos mais emblemáticos locais da Mui Nobre, Leal e Sempre Invicta Cidade, incluindo cruzeiro no Douro, com direito a sessão de fado servido em ambiente condizente, até à descoberta do processo de plantação e colheita, produção e armazenamento, dos famosos vinhos do Douro, nas instalações da Quinta Nova de N.ª Sr.ª do Carmo. De permeio, a essência do mototurismo, em quilómetros de fabulosas paisagens, por estradas oferecedoras de enorme prazer de condução, pelas encostas que circundam o rio Douro. E que continuariam no passeio à Régua, já integrado no programa e que contou com parte da viagem de barco e outra de comboio, em mescla por todos apreciada, com passagem pelo Pinhão onde os 24 painéis de azulejos que decoram a estação de caminhos-de-ferro ganharam esperado protagonismo, eternizado em centenas de fotografias. Afinal, foi tempo de muito minuciosa exploração dos meios de transporte que, anos a fio, contribuíram na deslocação das gentes e mercadorias, promovendo o desenvolvimento de região desbravada a pulso pelos homens e mulheres que, ao longo de séculos, criaram uma paisagem única.

Parada das Nações e os prémios... do prazer mototurístico

Mas o ponto alto do 33.º FIM Motocamp/Portugal 2014, de marcante espetacularidade e colorido, atraindo milhares de pessoas para as estradas para ver passar a caravana de 278 motos, oriundas de 19 países, foi a Parada das Nações. Com animada passagem em S. Martinho de Anta, terra que viu nascer Miguel Torga, e paragem em Sabrosa, berço do grande navegador Fernão de Magalhães, e Vila Real, onde foi servido animado almoço. Quase tão animado como o jantar de encerramento do evento, onde foram atribuídas distinções aos motoclubes presentes e distinguidos os vencedores dos troféus Espana Challenge, entregue ao britânico Mayflower Motorcycle Club que, com 40 mototuristas inscritos, foi dono da maior representação; Ferrucio Colucci, para a federação com maior número de condutores e passageiros presentes (FFM, França, com 94 pessoas) e o mais desejado FIM Trophy que contabiliza os quilómetros realizados pelos inscritos em cada federação, e ganho pela Auto Cycle Union, ACU, da Grã-Bretanha.

Distinções que, acima de tudo, refletem o entusiasmo dispensado ao melhor das viagens de motos, do prazer de conduzir às aventuras gastronómicas, da descoberta de paisagens únicas em passeios por cenários de esfusiante beleza à confraternização em redor das motos. Partilha de experiências e itinerários, de memórias de viagens e projetos de novas descobertas entre motociclistas originários da Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Eslováquia, Estónia, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Holanda, Irlanda, Itália, Marrocos, Portugal, República Checa, Rússia, Suécia e Suíça. Dos que viajaram poucas centenas de quilómetros até ao motociclista que veio de mais longe, o finlandês Mauri Parkkonen, que cumpriu 4349 entre Helsínquia e Sabrosa aos comandos de improvável Suzuki DR-Z 400, a solo (188 participantes) ou com passageiro (90), homens (257) e mulheres (21) com média etária de 54 anos. Números que espelham enorme experiência da caravana em evento de características únicas, a começar pelo facto de todos terem de acampar para candidatar os seus motoclubes e respetivas federações aos diversos prémios instituídos, e que contou com importante apoio da Associação Douro Histórico/Abordagem Leader-PRODER e do Turismo do Porto e Norte.

Aventura de descoberta para os mais novos, uma passageira de 15 anos, como para os mais experientes, o francês André Charbonnier de 80 anos, que viajou na companhia de Annick Miau, de 71, integrados na grande caravana que deu nota máxima ao evento organizado pelo Moto Clube do Porto, subindo, e muito, a fasquia para a organização do Motocamp 2015, de 10 a 12 de junho, em S. Petersburgo, Rússia.

Fonte: Gabinete de Imprensa Moto Clube do Porto/Parceria Notícias do Pedal

Sunday 14 September 2014 17:00 , em Notícias


“Reportagem Jornal Ciclismo do 30º Passeio da Moita”

Blogue de noticiasdopedal :Revista Notícias do Pedal, “Reportagem Jornal Ciclismo do 30º Passeio da Moita”

“Reportagem Jornal Ciclismo do 30º Passeio da Moita”

Já está on-line a reportagem no Jornal de Ciclismo do 30º Passeio de Cicloturismo da Moita realizado hoje, a mesma pode ser visualizada em: http://jornalciclismo.com/  ou http://jornalciclismo.com/?p=37137

Sunday 14 September 2014 16:40 , em Cicloturismo


“Mais de 200 jovens no Prémio de Ciclismo "Fafe - Sala de Visitas do Minho"

Blogue de noticiasdopedal :Revista Notícias do Pedal, “Mais de 200 jovens no Prémio de Ciclismo 'Fafe - Sala de Visitas do Minho'

“Mais de 200 jovens no Prémio de Ciclismo "Fafe - Sala de Visitas do Minho"

Cerca de duas centenas de jovens participaram no Prémio de Ciclismo "Fafe - Sala de Visitas do Minho", última prova Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada - Herdmar (2014) que consagrou os diversos vencedores da competição organizada pela Associação de Ciclismo do Minho. Na iniciativa promovida com o apoio da autarquia de Fafe venceram Jorge Magalhães (juniores), Maria Jesus Barros (Femininos), Iúri Leitão e Joana Castro (cadetes), Diogo Vieira e Mariana Almeida (juvenis), Roberto Cardoso e Beatriz Pereira (infantis), João Martins e Nicole Lopes (iniciados) e Milza Gonçalves (benjamins).

Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho, a prova de encerramento da temporada de ciclismo de estrada de 2014 - por onde tem desfilado grandes nomes do passado e do presente da modalidade e jovens promessas do ciclismo - foi presenciada por muito público que aplaudiu e incentivou entusiasticamente os jovens atletas.

Última prova pontuável para o Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada - Herdmar (2014), a iniciativa decorreu num ambiente de grande desportivismo, com momentos de grande espetacularidade e emoção.

Na categoria de juniores, a vitória de Jorge Magalhães (Silva e Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) não sofreu qualquer contestação, com o jovem ciclista a deixar a concorrência a uma volta de distância, exceção feita para o segundo e terceiro classificados, respetivamente, José Silva (Escola Ciclismo Carlos Carvalho) e Miguel Coelho (Centro Ciclista de Avidos / Metalização A. Lemos Lda.). Integrados no pelotão que acompanhou de perto o vencedor, mas com menos uma volta, disputaram ao sprint o quarto e quinto lugar, Álvaro Ferreira (Centro Ciclista de Avidos / Metalização A. Lemos Lda.), vencedor do Troféu Revelações Herdmar 2014, e João Pereira (Escola Ciclismo Carlos Carvalho). Juntamente com os corredores da categoria de juniores participou a única atleta feminina, a galega Maria Jesus Barros (C.C.Spol).

A vitória por equipas pertenceu à formação penafidelense Silva & Vinha /ADRAP / Sentir Penafiel, secundada pelo Centro Ciclista de Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.

Iúri Leitão (Tensai - Santa Marta) foi outro dos vencedores incontestados na tarde de Fafe, isolando-se do restante pelotão na companhia de Fábio Silva (C.C. Avidos/Metalização A. Lemos, Lda.) que terminou em segundo. Nas restantes posições classificaram-se Hugo Garcez (Contifiel/Downinfor), João Costa (C. C. Barcelos/AFF Electrodomésticos/Orbea) e João Leite (Vitória SC/AMC Investe/Interfios). Fábio Silva sagrou-se vencedor do Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada - Herdmar (2014). No feminino a vitória foi para Joana Castro (Escola Ciclismo Carlos Carvalho) que relegou a concorrência para as restantes posições do pódio. As atletas do Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel, Ana Santos e Carina Ferreira, foram segunda e terceira classificadas. A Tensai - Santa Marta venceu por equipas neste escalão, enquanto o Centro Ciclista de Barcelos/AFF Electrodomésticos/Orbea foi a segunda classificada.

No escalão de juvenis, o triunfo sorriu a Diogo Vieira (Tensai - Santa Marta), vencedor ao sprint na prova mais disputada da tarde, deixando nas posições seguintes do pódio Miguel Sousa (CRC/Garbo/Vegas Cosmetics), vencedor do Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada - Herdmar (2014), Bruno Brito (Tensai - Santa Marta), João Lopes e Renato Costa, ambos do C.C. Barcelos / AFF Electrodomésticos/Orbea. Mariana Almeida (Liberty Seguros/Feira/KTM) venceu em Fafe, secundada por Jéssica Costa (ASC/Focus Team), Diana Marques (C.C.Avidos//Metalização A. Lemos, Lda.) e Mariana Ferreira (C.C. Barcelos / AFF Electrodomésticos/Orbea).

Em Infantis, Roberto Cardoso (Tensai - Santa Marta) e Beatriz Pereira (CRC/Garbo/Vegas Cosmetics) foram os melhores, enquanto João Martins (Escola de Ciclismo Arca de Noé - Gaia) e Nicole Lopes ( Tensai - Santa Marta) se evidenciaram em iniciados, sendo que em benjamins dominou Milza Gonçalves (Escola de Ciclismo Arca de Noé - Gaia), vencedora no absoluto e no escalão feminino.

De notar que o infantil Tiago Moreira (Tensai - Santa Marta), o iniciado João Martins (Escola de Ciclismo Arca de Noé - Gaia) e a benjamim Milza Gonçalves são os vencedores nas respetivas categorias do Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada - Herdmar (2014).

Por equipas a vitória na última prova de ciclismo de estrada da temporada foi para a formação da Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel, ficando em segundo e terceiro lugar Seissa/A.C.R. Roriz/Matias e Araújo/Frulact e Escola de Ciclismo Arca de Noé - Gaia.

Patrocinado pela Câmara Municipal de Fafe, o Prémio de Ciclismo "Fafe - Sala de Visitas do Minho" contou com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Fafe, Polícia Municipal de Fafe, Naturfafe, Federação Portuguesa de Ciclismo, Herdmar, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Arrecadações da Quintã, POPP Design, Fafefuel, Ciclismo a Fundo (revista oficial) e acmTV (www.acmtv.pt).

Recorde-se que os prémios finais do Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada - Herdmar (2014) e dos Campeonatos do Minho serão entregues na Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2014, agendada para o dia 15 de novembro (Parque de Exposições de Braga), em que também serão homenageados os atletas minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2014 e que conquistaram resultados de relevo a nível internacional.

Fonte: ACM

Sunday 14 September 2014 16:34 , em Ciclismo


“Braga recebe a Gala de Encerramento da Época Desportiva da Associação de Ciclismo do Minho”

Blogue de noticiasdopedal :Revista Notícias do Pedal, “Braga recebe a Gala de Encerramento da Época Desportiva da Associação de Ciclismo do Minho”

“Braga recebe a Gala de Encerramento da Época Desportiva da Associação de Ciclismo do Minho”

A cidade de Braga vai acolher a Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2014 da Associação de Ciclismo do Minho, estando a iniciativa agendada para o dia 15 de novembro, a partir das 16 horas, no auditório do Parque de Exposições de Braga.

Depois de Guimarães, Fafe, Viana de Castelo, Pevidém e Vila Nova de Famalicão, será agora a vez de Braga receber a Gala da Associação de Ciclismo do Minho,  durante a qual serão homenageados os atletas minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2014 e que conquistaram resultados de relevo a nível internacional. De igual modo, serão entregues os prémios finais do Campeonato do Minho de BTT XCO, Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã, Campeonato do Minho de BTT DHI - Cision e do Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada - Herdmar.

O programa da Gala incluirá vários momentos de animação e a entrada será livre (até ao limite da capacidade do espaço).

Instituição de Utilidade Pública e representante no Minho da Federação Portuguesa de Ciclismo (entidade detentora do Estatuto de Utilidade Pública Desportiva), a Associação de Ciclismo do Minho (www.acm.pt) foi fundada em 1977 e é uma associação sem fins lucrativos que tem como objeto a promoção e regulamentação do ciclismo, nas suas diversas vertentes, em toda a região do Minho (distritos de Braga e Viana do Castelo).

Maior e mais representativa associação regional de ciclismo do País (em termos de número de praticantes, clubes e atividades), a Associação de Ciclismo do Minho possui atualmente mais de 2500 atletas federados (competição e lazer), 106 clubes e promove atividades em cerca de 150 dias, mobilizando no total cerca de 2000 voluntários e mais de 40 mil participantes nas.

Através da promoção do desporto, a ACM orgulha-se de mobilizar a população tanto em atividades de ciclismo de competição como de lazer. Deste modo se tem contribuído para motivar, especialmente as camadas mais jovens da população, para uma manifestação desportiva tão saudável e tão confraternizante como é o ciclismo.

Fonte: ACM

Sunday 14 September 2014 16:32 , em Notícias


|

abrir barra
Fechar barra

Deve estar conectado/a para escrever uma mensagem noticiasdopedal

Deve estar conectado/a para adicionar noticiasdopedal os seus amigos

 
Criar um Blog